Pesquisar este blog

sábado, 11 de agosto de 2012

Os 7 As: Bem estar e Qualidade de Vida

DEA Intervenção Psicossocioeducativa
Universidade de Vigo, Galícia, Espanha.
Prof. João Beauclair.

Os 7 A´s: Bem estar e Qualidade de Vida

1- Autoconhecimento

Sem ele, não dá para ser feliz.
Processos de autoconhecimento geram, pelo menos, duas importantes coisas em nossas vidas: a primeira é saber que aqui estamos de passagem e que, por isso mesmo, necessitamos fazer algo com esta nossa breve existência; a segunda, é termos a consciência plena do fato de sermos os únicos responsáveis por nossa evolução.

2- Amizade

Somente com a amizade nos é possível existência e evolução. Amizade, no seu sentido mais profundo, é uma relação onde o afeto entre as pessoas gera conhecimento mútuo, lealdade e confiança.

3- Amorosidade

Amorosidade é a qualidade do que é amoroso.
Amorosidade é o aqui e o agora, o presente que precisa ser intensamente vivido em sua plenitude.
Amorosidade é junção de autoconhecimento com amizade.

4- Autoestima

Autoestima envolve a amorosidade, o autoconhecimento e a amizade porque com esses movimentos ampliamos nossas crenças e nossas emoções auto-significantes, que se associam no nosso acionar cotidiano.
Relacionada aos nossos processos atitudinais corriqueiros, presentes no nosso dia a dia, é processo construído a partir do desejo de estar, de beme star vivendo a vida em suas coisas boas e também nas coisas não tão boas assim.
Autoestima pode ser um estilo de viver, mas dependendo da nossa fase atual, do momento pelo qual estamos passando, graus de variação podem acontecer.
Autoestima também se vincula ao desejar bem a si mesmo, para poder fazer o mesmo com as outras pessoas. Com a autoestima bem trabalhada em nós, sem dúvida alguma, vamos agregando imenso valores aos nossos processos de autoconfiança.

5- Autoconfiança

Autoconfiança é uma postura nossa, onde devemos saber, sentir, pensar e introjetar que seremos capazes de bem lidar com nossos próprios desempenhos e capacidades, mesmo quando isso nos exige disciplina e determinação. Afinal, tudo é trabalho de aprimoramento. Autoconfiança carrega em si mesmo a certeza de saber que iremos conseguir realizar algo, mesmo que seja acertar o ponto de um doce ou fazer uma receita culinária complicada, mas que seu desejo é fazer bem o prato escolhido.
Autoconfiança requer uma boa dose de resiliência, para poder enfrentar obstáculos e dificuldades, mas olhando para a conquista  com olhos de antecipação de futuro, acreditando no desejo.

6- Autoajuda

Apesar da popularização, nem sempre bem compreendida desta expressão ampliada com os sucessos editoriais de muitos e famosos livros, autoajuda é tão importante como qualquer uma das atitudes anteriormente citadas.
Para quem ainda não sabia, o termo autoajuda não é recente na literatura, pois o primeiro livro do gênero, intitulado "Auto-Ajuda" foi publicado em 1859 por Samuel Smiles.
Somente com nossos psiquismos limpos, longe de energias e movimentos que não nos favorecem neste sentido, que poderemos nos autoajudar.
O poder do pensamento negativo é tão forte como o pensamento positivo. Faça uma abertura de coração e mente e siga positivo, pois como Einsten um dia escreveu: "é melhor ser otimista e estar errado, do que ser pessimista e estar certo".

7- Abertura

Favorece nossas emoções e pensamento para "sentipensar" nossas realizações de metas, refletir sobre a real importância dos nossos desejos, amplia com clareza a manifestação daquilo que desejamos.
Estarmos abertos e receptivos exige a construção de uma postura nem sempre lembrada: a postura da entrega.
Vida não tem bula nem manual de instrução, mas sim possibilidades infinitas, onde o Universo pode manifestar opções nunca percebidas. Estarmos em processo de abertura é ousar, correr riscos, conectar-se com o seu coração. Com esta conexão, todos os nossos 7 A´s, Autoconhecimento, Amizade, Amorosidade, Autoestima, Autoconfiança, Autoajuda, Abertura, nos auxiliarão a sentir melhor as opções que o Universo nos doa diariamente.



A partir do texto do Prof. João Beauclair, chego a conclusão que:


A questão de aperfeiçoar-se sempre, faz parte do ser humano no intuito de sempre melhorar, isso inclui desde aprendizagens maiores (me refiro a estudo) quanto as cotidianas que são conversas, olhar atento, entre outras e assim visualizamos sonhos, algo sempre melhor.
Ao longo de nossas vidas acontecem também entraves que muitas vezes, nos fazem parar, porém, é importante ter em mente que tudo passa e surgirão novos desafios e outras formas de buscar o ideal de vida.
O ponto de partida é o autoconhecimento e amor próprio pois, de acordo com o texto, a vida só é possível inventada no amor e reinventada no mais amor, sendo assim, a partir do momento que amamos a nós mesmo e depois ao próximo, a nossa autoestima se torna elevada, o que é primordial em nosso cotidiano.
A partir do momento que temos o autoconhecimento, a autoestima elevada e a autoconfiança de forma favorável, aumentam e se concretizam, fazendo com que haja uma abertura para as mudanças que são necessárias em nossa vida.


Resumo feito por Mara Silva.
Montagem com fotos por Mara Silva by Google Imagens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário