Pesquisar este blog

domingo, 5 de agosto de 2012

Brinquedo e Brincadeira


Tizuko Morchida Kishimoto
Professor Titular da Faculdade de Educação
Universidade e São Paulo USP / São Paulo / SP


Neste artigo vamos discutir as significações atribuídas aos brinquedos e brincadeiras em diferentes contextos sociais.
A partir da descoberta da infãncia e da associação da criança ao brincar, termos como brinquedos e brincadeiras conotam criança. A dimensão da criança está sempre presente, quando se analisam os brinquedos e brincadeiras.
O brinquedo entendido como objeto, suporte da brincadeira, supõe relação íntima com a criança, seu nível de desenvolvimento e indeterminação quanto ao uso, ou seja, a ausência de um sistema de regras que organize sua utilização. Uma boneca permite à criança desde a manipulação até brincadeiras como "mamãe e filhinha". O brinquedo estimula a representação, a expressão de imagens que evocam aspectos da realidade. Ao contrário, jogos, como xadrez, construção, exigem, de modo explícito ou implícito, o desempenho de habilidades definidas pela estrutura do próprio objeto e suas regras.
O brinquedo propõe um mundo imaginário à criança e representa a visão que o adulto tem da criança. O adulto introduz nos brinquedos imagens que variam de acordo com a sua cultura.
Cada cultura tem maneiras de ver a criança, de tratar e educar.
O vocábulo "brinquedo" não pode ser reduzido à pluralidade de sentidos do jogo, pois conota criança e tem uma dimensão material, cultural e técnica. Como objeto, é sempre suporte de brincadeira. É o estimulante material para fazer fluir o imaginário infantil, tendo relação estreita com o nível de seu desenvolvimento. E a brincadeira? É a ação que a criança desempenha ao concretizar as regras do jogo, ao mergulhar na ação lúdica. Pode-se dizer que é o lúdico em ação. Dessa forma, brinquedo e brincadeira relacionam-se diretamente com a criança e não se confundem com o jogo.

SANTOS, Santa Marli Pires dos Santos (org). Brinquedoteca: O lúdico em diferentes contextos. 4ªed. Petrópolis: Vozes, 1999.


Resumo feito por Mara Silva.
Foto by Google Imagens.


Nenhum comentário:

Postar um comentário