Pesquisar este blog

domingo, 29 de julho de 2012

Os Benefícios do Lúdico no Ambiente Hospitalar

A hospitalização é um processo estressante que interrompe a seqüência de vida normal e altera o cotidiano da criança e da sua família.
Pensando nisso, criou-se um trabalho de humanização no ambiente hospitalar de pediatria, em 1991, com o grupo “Doutores da Alegria” ou besteirogolistas como autodesignam, levando alegria às crianças através da arte do palhaço.
O objetivo desta pesquisa, foi identificar como a atividade lúdica e o brincar no ambiente hospitalar no setor de pediatria, poderá ou não influenciar no restabelecimento da saúde da criança internada, procurando fazer com que o mesmo consiga minimizar os aspectos negativos relacionados à rotina hospitalar e às restrições impostas pela doença.
Esta pesquisa justifica-se a medida em que o brincar é uma das atividades inerentes do dia-dia da criança e isso é interrompido bruscamente durante o processo de hospitalização, agindo como um agravante para todos os sentimentos vivenciados nesse período de internação.
Assim sendo, durante a efetivação das atividades, podemos perceber uma maior colaboração das crianças em relação aos exames e aos procedimentos invasivo, ocorrem também a amenização do incômodo/sofrimento, diminuição dos receios frente ao ambiente hospitalar, maior interação com os pais e/ou acompanhantes, maior interação com as equipes profissionais e também com as outras crianças.
De acordo com esses fatores, assistências às crianças hospitalizadas deverão ultrapassar os conhecimentos em relação somente aos cuidados físicos e a respeito da doença e do tratamento a que ela deverá ser submetida, levando em consideração a importância a suas necessidades emocionais e sociais.
Portanto, podemos concluir que o lúdico é extremamente importante como fator de aceleração no processo de recuperação de crianças/pacientes internadas nos Setores Hospitalares de Pediatria.
1 Pesquisa desenvolvida no Centro Universitário Moura Lacerda, sob orientação do Prof. Ms. Fábio Campanelli.
2 Sirleidi Troiano Dendena, estudante do 8º período do Curso de Educação Física em Jaboticabal – S.P.



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário