Pesquisar este blog

domingo, 5 de agosto de 2012

A Brinquedoteca Brasileira


Nylse Helena da Silva Cunha
ABB- Associação Brasileira de Brinquedotecas

As brinquedotecas no Brasil começaram a surgir nos anos 80.
Por ser um local onde as crianças permanecem por algumas horas, é um espaço onde acontece uma interação educacional. As pessoas que trabalham neste local, têm formação profissional, são educadores preocupados com a felicidade e com o desenvolvimento emocional, social e intelectual das crianças.
A brinquedoteca provoca reflexões e, por despertar pais e educadores para uma nova maneira de considerar a atividade infantil, provoca também alterações em escalas de valores. Pelo simples fato de existir, a brinquedoteca é um testemunho de valorização da atividade lúdica das crianças.
Além de resgatar o direito à infância, a brinquedoteca tenta salvar a criatividade e a espontaneidade da criança tão ameaçadas pela tecnologia educacional de massa.
O cultivo da sensibilidade e da criatividade são indispensáveis à formação de uma personalidade íntegra e à plena realização do homem. A brinquedoteca é o espaço onde existem as melhores condições para que isso aconteça, mas depende para tanto da correta formação de seus brinquedistas. Lá as crianças, criadoras do futuro que são, podem ser livres para descobrirem novos significados em resposta a novas experiências, ao invés de serem conduzidas para adquirir significados criados por outros.
A escola pode ensinar, a psicopedagogia pode cuidar dos problemas de aprendizagem, a psicologia pode resolver os problemas emocionais, a família pode educar, mas a brinquedoteca precisa preservar um espaço para a criatividade, para a vida afetiva para o cultivo da sensibilidade; um espaço para a nutrição da alma deste ser humano criança, que preserve sua integridade, através do exercício do respeito à sua condição de ser em formação.
Brinquedoteca é o espaço para brincar. Não é preciso acrescentar mais objetivos, é preciso valorizar a ação da criança que brinca, é preciso transcender o visível e pressentir a sociedade do fenômeno. Se as relações entre os brinquedistas e as crianças forem corretas, se tiverem a dimensão que podem e devem ter, resultados surpreendentes irão acontecer.


Resumo feito por Mara Silva.
Imagem by Google Imagens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário